terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A poesia anda na escola



O cantor, professor e cartoonista, Ivo Machado, acompanhado pelo professor e declamador, António Sousa, apresentaram-se na escola E.B.I de Arnoso Santa Maria, no dia 17 de novembro, pelas 10.15h, para darem a conhecer a poesia de Miguel Torga.
Estes ilustres convidados deslocaram-se a este estabelecimento de ensino a convite das professoras de Língua Portuguesa, no âmbito do projeto “A poesia anda na escola”.
A sessão foi muito interessante, pois alguns dos poemas foram declamados e outros cantados, o que permitiu um ambiente de descontração e aprendizagem.
Os alunos ficaram a conhecer um pouco mais da vida e obra deste grandioso vulto da cultura portuguesa.
A simplicidade, o amor e respeito pela natureza, a forte ligação à terra natal, o elogio às terras transmontanas são algumas das características da personalidade do poeta, destacadas por Ivo Machado e António Sousa e evidenciadas na poesia de Miguel Torga.
“Lírio do vale agreste” foi um dos poemas cantados por Ivo Machado. Para além disto, houve ainda oportunidade de ouvir António Sousa a declamar textos como “Um reino maravilhoso”, do qual se destacou a hospitalidade do povo transmontano, um conto de Natal, algumas das fábulas dos “Bichos” ou o poema “A Bola”.
No decorrer da atividade, os convidados tiveram a simpatia de oferecer um poema e um CD à aluna Sara Cruz, do Curso de Educação e Formação, pelo facto de ela ter sido muito interventiva.
A atividade terminou com uma sessão de autógrafos e fotografias.
Os alunos esperam poder participar novamente numa experiência única e entusiasmante como esta.

Texto elaborado pela turma do 8ºB, na aula de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Visitas:

Locations of Site Visitors

Contador de Visitas:

contador de visitas