segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto

O Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto, localiza-se na freguesia de Refojos de Basto, no concelho de Cabeceiras de Basto, Braga.


O topónimo resultou da junção de dois termos distintos, “Cabeceiras”, pela situação geográfica, num cabeço ou cimo de um monte, e o elemento “Basto” que se supõe que seja originário do povo “Bástula”, que oriundo da Andaluzia, por aqui terá passado e fundado o povo, que viria a chamar-se “Basto”

Este mesmo ano, a Câmara de Cabeceiras de Basto inscreveu o Mosteiro de S. Miguel de Refojos na Lista Indicativa do Património Mundial da UNESCO.
Esta candidatura teve por base a relevância e singularidade do barroco
no templo religioso do mosteiro.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, no inicio no século XII teve uma função preponderante quer no aproveitamento da região quer no aproveitamento agrícola, pecuário e  que hoje ainda perdura.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos teve origem no século XII e foi reconstruído no século XVII.

Apresenta interessantes imagens na fachada, balaustrada e zimbório. No seu interior, igreja de grandes dimensões com importante talha dourada, cadeiral e imponente sacristia.

A fachada da igreja distingue-se pelas suas grandes dimensões. Nos lados direito e esquerdo as estátuas, em tamanho natural, do fundador da Ordem de São Bento de Núrcia e de Santa Escolástica.

Localizado no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o Núcleo de Arte Sacra inaugurado em 2008, agrega várias peças de arquitetura, de escultura e de pintura, numa antiga ala do convento Beneditino.

A abertura deste espaço resultou de um imenso trabalho de investigação, inventariação, limpeza, conservação, catalogação e apresentação do património existente no Mosteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Visitas:

Locations of Site Visitors

Contador de Visitas:

contador de visitas